Escolher a melhor coleira para cachorro é a preocupação de qualquer tutor responsável. Em um artigo qualquer você encontraria somente uma lista de modelos com prós e contras. Aqui será diferente. Usaremos a lógica para compreender a real função de uma coleira, definir o tipo de passeio que você deseja ter, para então escolher a melhor coleira para cachorro. Você está pronto?

 

Índice:

 

  • Coleira serve para isso, mas ninguém te contou
  • Escolhendo entre um passeio distinto e medíocre
  • A maioria dirá isso, mas eles estão errados
  • Escolhendo a melhor coleira para cachorro

Coleira serve para isso, mas ninguém te contou

 

A função principal de qualquer tutor é garantir a segurança do próprio cão, mas isso vai muito além de simplesmente impedir que ele escape no passeio. Pense comigo, seu cão é um animal selvagem inserido por você em um contexto social/urbano para o qual ele não foi feito. Então é compreensível que ele encare desafios dos mais variados em sua cidade.

 

É quando ele encontra outro cão, escuta um barulho alto, cruza com uma pessoa estranha, atravessa a rua, e por aí vai. Cada um desses desafios colocará a vida do seu cachorro em risco, a menos que vocês tenham uma espécie de "plano" para navegar entre todos esses estímulos com segurança. É basicamente o que chamamos de regras.

 

Quase sempre interpretamos a palavra regra como negativa e limitadora de liberdade, mas a verdade é que a existência de regras é determinante para a segurança de todos. Por isso existem regras em caso de incêndio, ou regras de trânsito. Um conjunto de regras garante que você e seu cão sempre saibam o que fazer quando uma ação for necessária.

 

Mas criar regras e fazê-las serem cumpridas depende de comunicação. Em outras palavras, não adianta definir como um passeio deve acontecer se você não for capaz de comunicar isso para o cão de maneira assertiva. Chamamos isso de orientação, que é o processo de direcionar seu cão pelo caminho correto, recompensando acertos e corrigindo erros.

 

Segurança > Regras > Orientação.

 

Por exemplo, se você ajudar uma criança de 6 anos a atravessar a rua, provavelmente fará uso de duas estratégias. Primeiro, você explicará coisas como "ante sempre ao meu lado", "não corra" e "olhe antes para os dois lados". Depois, você vai segurar nas mãos da criança para guiá-la em segurança até o outro lado.

 

Com seu cachorro a coleira e guia serão usadas como ferramentas de comunicação. É através delas que você dirá coisas como "quando eu paro, você para", "quando eu ando, você anda", "isto é errado" e "isto é certo". Percebe como vai muito além da simples contenção do cão? A melhor coleira para cachorro é determinante para uma comunicação justa e assertiva.

 

Continue lendo.

 

 

Escolhendo entre um passeio distinto e medíocre

 

O que você espera de um passeio com seu cão? No meu caso, espero que meus cães saibam respeitar as regras que eu defino. Porque um cachorro educado é bem quisto em todo lugar, e isso abre meu leque de opções, permitindo que eu os inclua cada vez mais em minha rotina. Meu sarrafo é alto porque isso representa qualidade de vida para mim e para eles.

 

Eu conheço tutores que possuem um sarrafo bem baixo. Seus cães puxam o tempo todo e são reativos. Apesar do passeio ser estressante, e eles justificam isso com frases como "meu cão faz as regras" e "cachorro precisa ser livre". A verdade é que eles escolheram (de forma consciente ou não) o caminho mais fácil. Porque educar requer dedicação e paciência.

 

Como resultado, temos hoje um cenário caótico no Brasil. Tutores que deram toda liberdade em um primeiro momento, mas hoje sofrem com cães incapazes de se comportar em determinados ambientes. Experimente passar 30 minutos em um parque de cães, você dificilmente sairá de lá sem presenciar algum incidente desagradável.

 

Eu garanto que se você experimentar um passeio de qualidade, onde seu cão coloca você em primeiro lugar, você não vai querer outra coisa na vida. É muito gratificante levar seu cachorro em vários lugares, sabendo que tudo dará certo, e ver pessoas passando por você admirando a educação dele. Dá orgulho!

 

Escolher a melhor coleira para cachorro passa por essa reflexão. Que tipo de passeio você deseja ter com seu cão? Ter um cachorro educado é algo que traria qualidade de vida para vocês? A coleira que você usa hoje te ajuda a se comunicar de forma justa e assertiva com seu cão? Ajuste o sarrafo do passeio, é hora de escolher entre distinção e mediocridade.

 

Continue lendo.

 

 

A maioria dirá isso, mas eles estão errados

 

Você deseja curtir uma vida equilibrada com seu cão? Então jamais siga a opinião da maioria. Pense bem, se hoje sofremos com cães indisciplinados, ansiosos, estressados, reativos e inseguros, esse caos foi alimentado justamente porque a maioria segue a opinião da maioria por décadas. Pense nisso antes de seguir cegamente conselhos em grupos de WhatsApp.

 

A maioria dirá para você colocar seu cachorro em um peitoral, porque coleiras de pescoço machucam. A maioria vai dizer que PLACE é crueldade, que shopping não é lugar para cachorro, que é errado seu cachorro não parar no passeio para falar com todo mundo, e que dentro de casa ele pode fazer o que quiser porque é apenas um bebê.

 

Mas a maioria não irá na sua casa ensinar seu cachorro e resolver o problema por você. A maioria jamais conseguirá te mostrar um cachorro que é treinado no algodão doce, se comportando bem no passeio e sendo um exemplo de comportamento em todo lugar. Se você observar, verá que os cães da maioria são o oposto do que você deseja para o seu.

 

E quando você admite os argumentos da maioria, acaba validando que todos nós somos incapazes de aprender, e ignorantes demais para usar uma coleira de pescoço em nossos próprios cães. Cuidado, a maioria colocará na sua cabeça que tentar algo novo é um risco, que seu cachorro pode se machucar, que você deveria continuar como está.

 

Quem deseja o seu mal trabalhará para manter você em um estado de dependência, sem nunca evoluir. É triste dizer isso, mas você ouvirá conselhos desse tipo inclusive de adestradores. Por outro lado, quem quer o seu bem fará você evoluir, mostrando algo novo, fazendo você aprender e simplificando esse processo de uma forma que você entenda.

 

Reflita, se coleira de pescoço fosse algo tão cruel, nós teríamos milhares de donos de cachorro usando até hoje, e falando maravilhas sobre ela? Você veria os melhores adestradores do mundo, aqueles com mais resultados, fazendo uso de coleiras de pescoço em seus trabalhos? Os cães mais comportados da cidade usariam coleira de pescoço?

 

Não existe mistério para aprender a usar qualquer coleira de treinamento. Você já aprendeu que a função de qualquer coleira é comunicar, jamais torturar. Tortura é acorrentar o cão e dizer que ele morde, é abandoná-lo porque você não o ensinou, é condená-lo a uma vida estressante porque você não teve participação ativa na educação dele.

 

Perceba como tudo o que beneficia e inclui o cachorro na vida real, promove calma e disciplina, é sempre colocado para você com uma embalagem de crueldade. Mesmo que a realidade mostre esses cães super equilibrados e em perfeita sintonia com seus donos. Você é criticado pela maioria quando se dedica para educar, mas elogiado quando dá ao cão um pedaço de pizza.

 

Continue lendo.

 

 

Escolhendo a melhor coleira para cachorro

 

A melhor coleira para cachorro é aquela que entrega o passeio que você deseja. Se o seu sarrafo é baixo e ter um cão que puxa não é um problema para você, então você provavelmente estará bem com qualquer coleira ou peitoral. Mas se o seu sarrafo é alto e você deseja passear com um cachorro que compreende e respeita regras, seja mais criterioso.

 

Segurança > Regras > Orientação > Coleira para cachorro.

 

Nesse caso, a melhor coleira para cachorro deve ser capaz de auxiliar você no processo de orientação para o passeio. Ou seja, deve ser capaz de direcionar facilmente seu cão, recompensando acertos e corrigindo erros de uma maneira que ele entenda. Na prática nós fazemos isso através do que chamamos de pressão e relaxamento. Vamos entender como funciona?

 

- PRESSÃO e RELAXAMENTO

 

Novamente, você está ajudando uma criança de 6 anos a atravessar a rua, então você segura as mãos dela com o objetivo de chegar do outro lado em segurança. Primeiro, você usará o toque da sua mão para direciona-la por todo o caminho. Se tudo correr bem, seu toque será mais relaxado, então ela entenderá que está fazendo tudo certo.

 

Se no meio do caminho ela tentar escapar das suas mãos, você provavelmente vai segurar as mãos dela com mais firmeza. Essa firmeza acontecerá por meio de uma leve pressão, não para machucar, mas o bastante para ela entender que fez algo errado. Quando ela voltar a andar no seu ritmo, seu toque será novamente mais relaxado. Faz sendido para você?

 

Da mesma forma, nós corrigimos e recompensamos um cão através de pressão e relaxamento da guia. Quando seu cachorro erra, você comunica isso claramente com uma leve pressão. Quando ele acerta, você comunica isso relaxando instantaneamente a guia. No processo inicial de orientação as correções serão frequentes, mas com o tempo elas serão pontuais.

 

- PEITORAIS

 

Peitorais são considerados no meio do adestramento como "coleiras de comunicação muda". Como eles são fixados no corpo e permanecem com o mesmo ajuste todo o passeio, pressionar e relaxar a guia não faz diferença alguma. Pense em um diálogo onde vocês podem usar apenas uma palavra, como uma comunicação assim daria certo?

 

Por isso cães com peitorais quase sempre andam lá na frente, colocando seus donos no final da lista de relevância no passeio. É também por isso que um adestrador levará cinco vezes mais tempo para ensinar um cão a passear com peitoral, isso se o treinamento do seu cachorro não se arrastar por anos sem resultados significativos.

 

Eu te convido a fazer um teste prático. Saia de casa com o objetivo de observar outros donos e o comportamento dos cães. Você perceberá que a maioria dos cães adrenalizados, que puxam e são reativos, usam peitorais. Note como seus donos até tentam corrigi-los eventualmente, mas o cão parece não dar ouvidos.

 

- COLEIRAS DE TREINAMENTO

 

Chamamos de coleira de treinamento aquela capaz de estabelecer uma comunicação eficaz entre dono e cão. Ela possui um ajuste que varia durante o passeio, reduzindo ou aumentando seu diâmetro conforme sua vontade. Isso permite que você diga "esto é errado" e "isto é certo" através de pressão e relaxamento sem precisar usar a força.

 

Perceba como o objetivo é fazer o cachorro obedecer regras básicas no passeio através de uma comunicação justa, não com maldade.

 

Mesmo com esse nome, elas podem (e devem) ser usadas por toda vida do cão. Simplesmente porque não faz sentido educa-lo usando uma coleira, e depois abandonar uma estratégia que deu certo para adotar outra. Seria equivalente a conversar com ele em português e, quando tudo vai bem, mudar de repente para alemão.

 

- COLEIRA MARTINGALE

 

Existem alguns modelos de coleira interessantes se você deseja educar seu cachorro para um passeio com regras. A Ruff Ruff é conhecida por produzir à mão um desses modelos, chamado Coleira Martingale. Adotamos essa coleira por duas razões: Ela esteve presente no processo de educação dos nossos cães; e é uma coleira fácil de ser usada por iniciantes.

 

Leia: O que nossos clientes dizem sobre a Coleira Martingale

 

Escolher a melhor coleira para cachorro é uma questão lógica. Como é seu passeio ideal? Como é seu passeio hoje? A coleira que você usa hoje te ajuda ou atrapalha a alcançar seu objetivo? A partir daí, defina as regras ideais para o passeio dos sonhos e use a coleira como sua aliada nesse processo. O texto abaixo vai te mostrar como orientar seu cão.

 

Leia: Cachorro puxando no passeio. Como resolver?

 

 

FAQ:

 

Qual a função de uma coleira para cachorro?

R: A principal função de uma coleira para cachorro é garantir um passeio seguro e confortável para cão e dono. Ela será decisiva para uma comunicação justa e assertiva com seu cachorro no passeio.

Como escolher a melhor coleira para cachorro?

R: Comece definindo que tipo de passeio você deseja ter com o cão. Para você é importante que seu cachorro conheça e respeite regras básicas para um passeio de qualidade? Escolha uma coleira que te ajuda nisso.

Como escolher a melhor marca de coleira para cachorro?

R: A melhor marca de coleira irá além de entregar um ótimo produto. Ela terá preocupação genuína em ajudar você a conquistar o passeio que você deseja ter com seu cachorro. Pós venda é essencial.

Posso usar um peitoral?

R: Não deveria. A coleira é uma ferramenta de comunicação essencial no passeio, responsável por dizer ao seu cão quando ele faz algo certo e errado. O peitoral é conhecido como uma ferramenta de comunicação muda, incapaz de se comunicar com o cão através da pressão e relaxamento. O único recado que o peitoral dá é que seu cão deve imprimir o máximo de força para puxar o que está atrás dele, normalmente você.

O que é pressão e relaxamento da guia no passeio?

R: É como nós dizemos ao cão "isto é errado" ou "isto é certo" no passeio. É uma técnica de comunicação justa e assertiva, quando você relaxa a guia para recompensar algo positivo, ou tensiona a guia para corrigir pontualmente.

O que é uma coleira martingale?

R: É um tipo de coleira de treinamento. Ela ajusta o diâmetro conforme o comportamento do cão no passeio, garantindo uma comunicação rápica através de pressão e relaxamento. Ela também é uma coleira anti-fuga, conhecida por impedir fugas de cães que escapam de peitorais.

 

Tem alguma dúvida e quer falar com a gente? Clique aqui!